terça-feira, dezembro 02, 2008

O Traje tradicional homenageado em Vila Fria

Foi inaugurada em Vila Fria, no passado dia 30 de Novembro, a exposição “Trajes de Portugal – Cultura e Tradição”, uma mostra do trajo tradicional português, integrada nas comemorações do 25º Aniversário do Grupo Cultural de Vila Fria, que pretendeu colocar o público em contacto directo com a beleza e riqueza das nossas raízes etnográficas.
Durante uma semana, os visitantes puderão conhecer melhor os cerca de 50 trajos das várias regiões de Portugal Continental ai representados, do período compreendido entre meados do sec. XIX e inicio do sec. XX.

A exposição, que tem como base o valioso acervo de trajes pertencente ao Rancho Folclórico “Os Rancheiros” de Vila Fria, e encontrava-se organizada por quatro áreas temáticas diferentes; “Rancheiros”, onde podiam ser vistos os primeiros trajos do grupo e apreciar o seu percurso através de fotografias, recortes de jornal e de inúmeros cartazes das festas onde actuaram; “de Sol a Sol”, onde recriaram os trajos de trabalho no campo; “Mar Português”, esta área foi reservada aos trajos das comunidades piscatórias; “Há Festa na Aldeia”, onde se podiam ver os trajos usados em ocasiões de festa e romaria.
Além dos trajos, o ambiente cénico levava-nos a viajar ao tempo dos nossos avós, não faltando apontamentos curiosos que despertaram a atenção dos visitantes.
A exposição destinava-se a ser inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, mas Isaltino Morais, cuja presença chegou a ser confirmada pelo seu gabinete, não compareceu à hora marcada e a inauguração acabou por ser oficializada pelo Presidente do GCVF, Pe. Major Duarte, que dirigiu algumas palavras aos presentes enaltecendo a iniciativa e agradecendo a presença de todos, a que se seguiu um Carcavelos de Honra.
Por incompatibilidades de agenda, o Presidente da Junta de Freguesia de Porto Salvo, Salvador Martins, não pode estar presente á hora marcada, no entanto, fez questão de visitar a exposição e deixar o seu testemunho no livro de visitas, lamentado a ausência de uma representação da Câmara neste evento.
O público, esse não faltou, apesar do dia chuvoso e frio não convidar a sair de casa, a curiosidade falou mais alto, tendo aplaudido a iniciativa. Várias foram as pessoas, que nos mesmo dia, voltaram à sede o GCFV para mostrarem a exposição a parentes e amigos.
O trajo sai assim valorizado e homenageado.
Estão de parabéns o GCVF, todos os que trabalharam nesta iniciativa e os que com eles colaboram.