segunda-feira, julho 10, 2006

HISTORIAL

O Grupo Cultural de Vila Fria iniciou a sua actividade a 8 de Dezembro de 1982, no entanto, teve origem numa festa de encerramento da catequese organizada em Junho desse mesmo ano pelas catequistas Odete Varanda e Maria José Sardinha onde foram representadas pequenas peças de teatro e algumas danças populares.
Nesta festa, além dos pais das crianças, esteve presente o Sr. Padre Major Duarte, na altura pároco de Porto Salvo, que sugeriu a criação de um rancho folclórico, mas a ideia não foi levada muito a sério.

Em Outubro, o Sr. Padre Major torna a abordar o assunto e pede à D. Odete para organizar uma festa de crianças para o dia 8 de Dezembro, festa da Imaculada Conceição. Às catequistas juntam-se então outras pessoas do bairro que ajudam a organizar uma festa modesta mas muito apreciada pela população.

Formou-se então uma comissão instaladora composta por oito elementos que avançou com um rancho infantil que funcionou à experiência durante o ano de 1983. No fim desse ano foi formada uma direcção e procedeu-se à legalização do grupo, cujos estatutos foram publicados em DR de 02/03/1984.

O rancho adquiriu a denominação de " Os Rancheiros" devido a uma tradição que remonta ao século XVI e que entretanto se perdeu. Os rancheiros eram grupos de pessoas que se deslocavam em romaria à Igreja de Nossa Senhora de Porto Salvo dançando e cantando as modas da sua terra.
Actualmente é formado por cerca de 50 pessoas e o seu repertório apresenta danças e cantares de todo o país. Os seus trajes representam as diversas regiões de Portugal e o traje de rancheiro é apresentado como alusão à tradição.

Desde a sua fundação, o rancho folclórico é ensaiado pela D. Odete Varanda que tem sido a força e a alma deste rancho.

Etiquetas: